Arquitectónico

Em São Mamede o Património Arquitetónico mais relevante está diretamente ligado ao património religioso, cultural, institucional e industrial.

Destacam-se, por isso, em termos de massa edificada a Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte e a Capela do Covão da Carvalha, relacionadas ao património religioso; a Igreja Velha, hoje, um centro de exposições, mas cujas características religiosas foram preservadas, tanto no seu exterior como no seu interior; e ainda o Coreto, também ele restaurado recentemente.

O tecido urbano Mirense está intimamente relacionado com a história têxtil local. São muitas as fábricas que pontuam a Vila, grande parte delas desativadas, contudo juntamente com as casas dos seus industriais são marcos que datam a evolução geográfica de São Mamede. Um exemplo de uma destas casas é o edifício desta Junta de Freguesia, da autoria do Arquiteto Ernesto Korrodi.

Neste momento o edifício mais imponente e emblemático da Vila é a Casa da Cultura, um edifício de traço moderno que alberga uma extensão da biblioteca municipal, uma galeria de exposições e uma sala de espetáculos.

https://cld.pt/dl/download/bc65e04d-34c5-43d7-92fa-15b035fa5532/IMG_9277_CasadaCultura.jpg