cantares

 

O Grupo de Cantares “Do Planalto de São Mamede”, tem como objetivo promover a cultura, divulgar e dar a conhecer usos e costumes da nossa Freguesia de São Mamede e do nosso Concelho da Batalha.

 

Formado em meados da década de noventa por um grupo de amigos, sendo reconhecido na altura como um grupo de Janeireiros, que durante o mês de Janeiro percorriam todos os lugares da nossa Freguesia, dando as boas festas e recebendo bens alimentícios que posteriormente seriam distribuídos na altura da Páscoa e do Natal por cerca de trinta famílias carenciadas da Freguesia de São Mamede. Este costume ainda se mantém!

 

No ano de 2008 formou-se então o Grupo de Cantares, registado no Inatel e na Sociedade Portuguesa de Autores, como Grupo de Cantares “Do Planalto de São Mamede”.

 

Tendo seguimento até aos dias de hoje o Grupo de Cantares “Do Planalto de São Mamede” além da já tradição do canto das Janeiras, tem também em seu repertório 10 músicas do Cancioneiro Popular de São Mamede, e mais algumas do Cancioneiro Popular Nacional e outras originais!

 

É também costume do Grupo de Cantares “Do Planalto de São Mamede” organizar e promover eventos de carisma social com o intuito de divulgar a cultura e antigos costumes da Freguesia de São Mamede e do Concelho da Batalha, tal como descamisadas, a Caminhada Etnocultural na “Rota dos Moinhos”, marchas populares, entre outros.