log-centro-social

Resenha Histórica 2015

 

Criado em 01 de Maio de 1989, o Centro Social e Cultural da Paróquia de São Mamede tem como objetivo promover a solidariedade e a justiça entre os indivíduos e facultar os serviços ou prestações de cariz social, informada pelos princípios da doutrina e moral católicas.

 

Um grupo dinamizador, constituído por residentes da freguesia, decidiu formar a Instituição com o objetivo prioritário de criar um lar para idosos. Segundo o Instituto de Segurança Social, a resposta prioritária seria o Serviço de Apoio Domiciliário. A Fábrica da Igreja Paroquial possui instalações e disponibilizou o rés-do-chão do Edifício do Centro Paroquial, onde se instalou a cozinha, o espaço para a lavandaria, o salão e um gabinete. Anos depois e sem nunca desistir do objetivo, após candidatura aprovada a medida 5.6 do POEFDS para construi-se o novo espaço, iniciaram no dia 7 de Outubro de 2005 e finalizaram em Julho de 2006. O dia 13 de Outubro de 2006, foi um dia marcante para todos com o primeiro dia de funcionamento na nossa nova casa. No dia 16 de Outubro, abriu-se a Creche iniciando assim uma nova fase na história da Instituição.

 

Após 10 anos de serviço à comunidade com o Serviço de Apoio Domiciliário, deu-se a abertura do Centro de Dia, em setembro de 2009. Em 2010, iniciamos os arranjos exteriores com a construção do parque infantil.

 

Desta data até aos dias de hoje, criamos parcerias com outras Entidades e Instituições. Apoiamos algumas famílias da freguesia através do PCAAC e das Cantinas Sociais em parceria com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha. Temos o serviço de Psicologia Clinica a preço social em protocolo com a Associação Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, segundo solicitações aberto a utentes e comunidade. Promovemos cursos de Sócio educativos de culinária em horário pós-laboral com o apoio do Município.

 

Presentemente temos um Centro de dia com capacidade para 40 pessoas, o SAD para 49 pessoas e a creche para 39 crianças.

 

Mas ainda não acabamos, aproxima etapa é o Lar de idosos e outros apoios para a freguesia… Será muito em breve….