História

A Freguesia de São Mamede encontr-se integrada no maciço calcário estremenho, próximo da sua zona norte, alonga-se numa extensão máxima de 15 quilómetros aproximadamente, com uma área territorial de 40 Km2.

Esta freguesia situa-se no sul do Concelho da Batalha e confina com os Concelhos de Porto de Mós, Alcanena, Ourém e Leiria.

A Freguesia de São Mamede conquistou a sua independência em 15 de junho de 1916 tendo sido desmenbrada da Freguesia do reguengo do Fétal, pela Lei nº 603 do Presidente da Republica Bernardino Machado.

A 17 de agosto de 1920 foi criada a paróquia, tendo sido elevada a Vila a 26 agosto de 2003.

A localidade é constituida por lugares muito dispersos, com terrenos geralmente bastante acidentados e pouco férteis.